O programa desenvolve-se em dois momentos, correspondendo o primeiro a uma espécie de ciclo natural da região, num momento de regresso à calma após o período intenso das vindimas, e o segundo ao ciclo contemporâneo dos fluxos turísticos. Cada um dos concertos é antecedido por uma conversa informal, momento importante na partilha de conhecimento e na sensibilização de públicos, que se propaga a um breve mas intenso programa de conferências, com a presença do musicólogo Rui Vieira Nery, do filósofo Lúcio Álvaro Marques, e de Ricardo Bernardes, diretor artístico de todo o ciclo.

Construído em parceria com a UTAD, o CRMVR, com a Douro Generation e com a Rede de Aldeias Vinhateiras, Caminhos de Mateus invoca as memórias e os caminhos culturais e artísticos que partem da história da Casa de Mateus ou aí regressam e aprofunda a aposta da Fundação na difusão e preservação do repertório da música antiga portuguesa, bem como no reforço do seu papel enquanto lugar de conhecimento, pensamento e de ação cultural continuada, numa região com um potencial de crescimento notável, que reside em boa parte no investimento em formas culturais e diferenciadoras.

No dia 16 de Setembro, no Barrão da Casa de Mateus, foi publicamente apresentado o programa “Caminhos de Mateus”. Trata-se de um programa de actividades musicais que inclui conferências e concertos de música antiga e barroca de compositores de Portugal e de países da América Latina a desenvolver em 2016 e em 2017.

Os concertos de 2016, realizaram-se nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de Outubro, em Mateus, Provesende, Trevões e Salzedas:

SALZEDAS · 21 OUTUBRO · 21:00

“Pontos de Encontro”
Americantiga Ensemble e Quarteto Atégina
“Os Caminhos da Música Espiritual entre a Europa e a América do Sul”

MATEUS · 22 OUTUBRO · 17:00

“Pontos de Fuga”
Quarteto Atégina
Quarteto de cordas (instrumentos de época)

TREVÕES · 23 OUTUBRO · 17:00

“Pontos de Partida”
Americantiga Ensemble
Quarteto vocal, violoncelo e teorba

MATEUS · 29 OUTUBRO · 17:00

Conferência seguida de concerto
Rui Vieira Nery
“Diálogos de culturas nas músicas antigas luso-brasileiras”
“Pontos de Encontro”
Americantiga Ensemble e Quarteto Atégina
“Os Caminhos da Música Espiritual entre a Europa e a América do Sul”

PROVESENDE · 30 OUTUBRO · 17:00

“Pontos de Encontro”
Americantiga Ensemble e Quarteto Atégina
“Os Caminhos da Música Espiritual entre a Europa e a América do Sul”

Apoios