Os novos desafios suportados pelo contexto que vivemos levaram a Fundação da Casa de Mateus a procura explorar o mundo digital, estando assim mais próximo de todos aqueles que nos acompanham.

O momento atual, extremamente desafiante, obriga-nos a pensar a forma como construímos e comunicamos as ideias. Criando uma rede online que nos permita chegar a casa de todos aqueles que nos acompanham e queiram usufruir dos conteúdos que a Fundação partilha. Estamos por isso adaptar-nos ao momento que vivemos, reforçando as ideias que marcam o trabalho desenvolvido na Fundação da Casa de Mateus.

Recuando ao mês de Janeiro de 2020, o seminário Transições permitiu-nos olhar sobre as transições digital e ecológica, procurando compreender, em paralelo, quais as perspectivas imediatas que a tecnologia e a digitalização trazem aos nossos mundos presentes e aos patrimónios que transportamos connosco e quais as transformações, humanas, económicas ou políticas, que os desafios ambientais nos sugerem com veemência.

Transportando as nossas ideias de produção de cultural de defesa do património vamos mais além, através de várias iniciativas, com base na nossa programação. Para tal o Facebook e o Website da Fundação, são ferramentas essenciais, para que agora, seja a Fundação da Casa de Mateus a visita-lo, no conforto da sua casa.

 

■ Devido às medidas de confinamento geral da COVID 19, estamos encerrados ao público. No entanto, continuamos a criar e a levar até fora de portas muitas ideias, projetos e programas. Acompanhe-nos durante mais esta travessia, em especial através das redes sociais. Em breve, partilharemos mais novidades. Saúde para todos. ... See MoreSee Less

View on Facebook

■ Nevão de outros tempo, década de 70. É bonito de ver e recordar. ... See MoreSee Less

View on Facebook

■ Documento do mês, o primeiro de 2021.

O Sistema de Informação da Casa de Mateus (SICM) inicia com Cristóvão Álvares (f.c. 1619) e sua mulher D. Maria Gonçalves (f. dp. 1625.01.01), primeiros moradores e administradores desta Casa. Os documentos mais antigos com referência a este casal datam de 1577. Os seus bens constituíram o núcleo que, mais tarde, foi vinculado por seu filho, o Licenciado António Álvares Coelho (f. dp. 1647.07.28).

Cristóvão Álvares casou na Igreja de S. Domingos de Vila Real a 2 de Junho de 1577 com D. Maria Gonçalves, filha de Pedro Gonçalves Chavelha.

A 22/12/1583, Identificamos um dos documentos mais antigos do Arquivo da Fundação da Casa de Mateus, incorporando o legado da família dos Morgados de Mateus.

Secção 01 – Cristóvão Álvares (1577 – 1625)

Legenda: Escritura de contrato de transacção de Medidas de Foro de Cristovão Álvares Mourão e D. Maria Gonçalves, 1583/12/22.

[Escritura] de contrato e transação (translado) que fez Cristovão Álvares, morador no Lugar de Mateus, com João Gonçalves e mulher, de umas medidas de foto pagas ao dito casal de Lamares.
... See MoreSee Less

View on Facebook

■ O programa Página 2 da RTP2 do dia 20 de dezembro de 2020 foi totalmente dedicado à Fundação da Casa de Mateus. Gravado em Mateus, nos jardins e no interior da Casa, a jornalista Sandra Sousa esteve à conversa com Teresa Albuquerque. Uma conversa sobre o passado da Casa, mas, sobretudo, sobre de que forma a instituição se está a preparar para o futuro.
Para ver o programa completo, aceda ao link: www.rtp.pt/play/p6578/e516202/pagina-2
... See MoreSee Less

View on Facebook

■ Quem passa na Estrada Nacional 322, não vê. E é mesmo assim. Quando a envolvência da entrada da Casa de Mateus foi projetada, desejou-se o espanto. Aquela surpresa de quem entra, desce um caminho abraçado por árvores sem saber bem o que vai encontrar, e desemboca na exclamação. Os olhos contemplam em dobro. Em vez de uma Casa, temos duas. Um lago, ou o Lago, quase como um espelho, reflete toda a Casa de Mateus. Em dias de sol, o céu também desce à água e a essa imagem duplicada, talvez para nos convencer que o céu também pode ser na Terra.

//

Lago da autoria do Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles.
Escultura da mulher na água da autoria de João Cutileiro.
... See MoreSee Less

View on Facebook

 

VISITE O NOSSO CANAL DE YOUTUBE