A conferência de abertura realizou-se, no Auditório de Geociências da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com os seguintes oradores: João Vale de Almeida – Embaixador da União Europeia, Rui Tavares, Historiador e Miguel Poiares Maduro, Professor de Direito. A sessão foi moderada por Teresa Albuquerque e contou com uma plateia interessada e em grande número, que praticamente esgotou a lotação do auditório.

No dia 11 de Março realizou-se no Auditório de Geociências da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, uma conferência sobre o impacto da Globalização nas Universidades, com David Malone, sub-secretário Geral da Organização das Nações Unidas e Reitor da Universidade das Nações Unidas.

No dia 19 de Novembro de 2016, no âmbito da parceria com o Douro Vintage Fórum, realizou-se uma conferência com o título – “Filosofia e Música entre dois Mundos” a sessão contou com um filósofo, Lúcio Marques e um musicólogo, Ricardo Bernardes, que apresentaram os seus trabalhos nestes domínios, o primeiro mais centrado no período entre o século XVII e XVIII, e o segundo nos séculos XVIII e XIX,  com a moderação de Pedro Braga Falcão, músico e professor de História das Religiões na Universidade Católica Portuguesa.

No dia 29 de Outubro, no âmbito do programa “Caminhos de Mateus” para ajudar a enquadrar a intensa troca cultural e de conhecimento, em particular com o Brasil, nos Séc. XVII e XVIII, realizou-se uma conferência proferida pelo Professor Rui Vieira Nery, no Barrão da Casa de Mateus, com o título “Diálogos de culturas nas músicas antigas luso-brasileiras”.