Antigo diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia | Conselheiro do Fórum Demos

Atuou como conselheiro especial de Defesa e Relações Internas para o governo português e tem numerosas publicações sobre política internacional e europeia. É o autor e coeditor de diversos livros e artigos, notoriamente nas áreas de política de segurança e ordem mundial. Dentre as publicações estão Portugal: A European StoryLa PESC: Ouvrir l’Europe au MondeThe European UnionMercosul and the New World Order e A European Strategy for the Mediterranean.
É colaborador da Western Europe Union (WEU), em que contribuiu com diversos Chaillot Papers.
É colaborador da imprensa portuguesa escrita, falada e televisionada, sendo também frequentemente requisitado para falar à imprensa europeia. É frequentemente convidado como palestrante principal em conferências de universidades europeias e dos Estados Unidos.
Como resultado de sua atuação na pesquisa, envolveu-se em projetos em rede nos âmbitos europeu e extraeuropeu, sendo membro do conselho da Trans European Policy Studies Association (Tepsa) e do conselho diretivo da European Foreign Policy Research Network (Fornet). É coorganizador do Euro-Latin American Forum.
Nos últimos anos, tem atuado na gestão de redes com enfoque na coordenação da EuroMeSCo, uma forte rede euro-mediterrânea de pesquisa em política de segurança e internacional.