O Prémio D. Diniz, instituído em 1980, distingue anualmente uma obra de poesia, ensaio ou ficção.

A carregar Eventos

A Fundação da Casa de Mateus informa que o júri do Prémio D. Diniz, constituído por Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral e Pedro Mexia, atribui, por unanimidade, o prémio de 2018 a Helder Macedo, pelo seu livro «Camões e outros contemporâneos», publicado pela Editorial Presença.

 

Poeta e romancista reconhecido, Helder Macedo oferece-nos neste livro da sua vertente ensaística um percurso pela literatura portuguesa, da Idade Média à actualidade, em que a familiaridade com os grandes autores do passado e os do presente nos aproxima do seu universo, cruzando criação e vida. O prémio D. Diniz, dado a uma obra que começa precisamente pela análise inovadora de uma cantiga de amigo do rei poeta que o nome do prémio celebra, distingue uma obra que assume a ousadia das suas descobertas e o faz com uma erudição que, longe de afastar o leitor, o fascina pelos novos horizontes que vem abrir.

A sessão solene de entrega do Prémio, presidida por S. Exa. o Senhor Presidente da República, decorre no dia 6 de Outubro de 2018, pelas 18h00, na Casa de Mateus.

 

 

 

Discurso da intervenção do Director Delegado da Fundação

Clique aqui para aceder ao historial de laureados do Prémio D. Diniz.

 

Patrocinam o Prémio D. Diniz:

 

 

 

 

Please follow and like us:
0