6 de Janeiro | Casa de Mateus | 8h00

A carregar Eventos

Formação: Oficina de Vitivinicultura | A Poda da Vinha

Formador: José Carlos Fernandes

Data e Horário: 6 de Janeiro | 8h00

Local: Casa de Mateus

 

Após a vindima, chega-se à fase de início do ciclo vegetativo da videira. A poda da videira é um passo fundamental no ciclo da vinha, permitindo regularizar o crescimento vegetativo e reprodutivo de acordo com um dado potencial de crescimento genético e ambiental de forma a assegurar a produção suficiente de uvas de qualidade bem como a perenidade da planta.

A poda é por isso uma prática fundamental para garantir uma boa safra de uva. Entre os seus benefícios, podemos referir o limita e número de gemas para regularizar e harmonizar a relação entre a capacidade produtiva  e o vigor de crescimento dos ramos que a videira pode apresentar durante o ciclo. Esta prática auxilia, de modo indirecto, nos tratos culturais, pois organiza a distribuição dos ramos e cachos.

Entender que podar não é simplesmente suprimir galhos, mas sim escolher e deixar na planta, e na posição adequada, as gemas férteis que são fundamentais para a frutificação, qualidade e manutenção da estrutura da videira, são alguns dos princípios fundamentais que devemos ter quando olhamos para as questões da vinha.

As Oficinas de Vitivinicultura incorporam o projecto  Lugar Comum que tem como objectivo o desenvolvimento do capital humano da Fundação da Casa de Mateus através de uma visão integrada do seu papel, valores e oportunidades, e através do empoderamento das suas equipas através da aquisição de novos conhecimentos e metodologias, permitindo-lhes enfrentar as exigências da gestão contemporânea e os desafios de agilidade, qualidade e transparência que caracterizam uma organização do séc. XXI.