22 Outubro de 2019

A carregar Eventos

A Fundação da Casa de Mateus, iniciou no Outono de 2019 um conjunto de Oficinas de Horticultura, que incorporam o Projeto Lugar Comum. As ações, dirigidas pelo arquiteto paisagista e hortelão João Bicho surgem num período em que a agricultura conhece transformações profundas com consequências no seu impacto ambiental, o conceito de horta reinventa-se e permite abordar questões como a sustentabilidade e a autos suficiência alimentar. Nestas oficinas, abertas à comunidade, aprendemos a planear uma horta biológica, a preparar o terreno, a plantar, a fazer sementeiras, a conhecer e controlar pragas e doenças…

A horticultura estuda as técnicas de produção e aproveitamento de plantas comestíveis e ornamentais tais como frutos, legumes, árvores, cogumelos, arbustos e flores. Exige conhecimentos prévios de acções diversas que vão desde a preparação do terreno à colheita (no caso das plantas comestíveis), passando pelo plantio e o seu cultivo.

Os participantes além de tomarem conhecimento de alguns conceitos importantes no ciclo da horta, iniciaram a colheita de tomates cherry, pimentos, cenoura, beterraba, sementes de coentro, funcho, malagueta, manjericão e alecrim, que posteriormente foram preparados e transformados. A preparação dos mesmos, na cozinha da Casa de Mateus culminou com a produção de uma tomatada, pimentos assados, doces de pimento e malagueta e pickles.

A horta-jardim da Casa de Mateus é um projecto iniciado na primavera de 2019, com a colaboração do arquitecto paisagista João Bicho. Importa agora aprender com a experiência deste primeiro ciclo produtivo e reforçar a compreensão da organicidade de todo o processo que vai do planeamento da horta à conservação dos produtos que dela resultam.

O Workshop destina-se aos colaboradores da Fundação da Casa de Mateus e ao restante público da comunidade.

O projecto Lugar Comum tem como objectivo o desenvolvimento do capital humano da Fundação da Casa de Mateus através de uma visão integrada do seu papel, valores e oportunidades, e através do empoderamento das suas equipas através da aquisição de novos conhecimentos e metodologias, permitindo-lhes enfrentar as exigências da gestão contemporânea e os desafios de agilidade, qualidade e transparência que caracterizam uma organização do séc. XXI.

 

 

Visite a página principal das Oficinas de Horticultura ou a página do Projeto Lugar Comum.

 

Consulte o calendário de formações:

22 de Outubro de 2019 – 14h30

Oficina de Horticultura, João Bicho

Criação de uma horta Biológica

 

 

 

 

7 de Novembro de 2019 – 14h30

Oficina de HorticulturaJoão Bicho

A Colheita.

 

 

 

 

 

14 de Abril 2020  –  12h00

Oficina de BiodinâmicaJoão Castella

 

 

 

 

 

06 de Agosto 2020 –  14h30

Oficina de HorticulturaJoão Bicho

O Fim do Verão.

 

 

 

 

 

02 de Setembro 2020 –  14h30

Oficina de HorticulturaJoão Bicho

Preparar o Inverno.

 

 

 

 

 

4 de Novembro 2020 – 14h30

Oficina de Horticultura, João Bicho