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30 de Setembro a 4 de Outubro 2019

Casa de Mateus | Residência

 

4 de Outubro 2019|15h00-19h00

Colóquio em forma de Concerto

Preço: 4,75 €

Apresentação Pública

 

eXplorações sonoras

Xperimus | Experimentação em música na cultura portuguesa: História, contextos e práticas nos séculos XX e XXI

 

Ao longo de uma semana, o projeto Xperimus, iniciativa da Universidade de Aveiro dirigida por Helena Marinho e Alfonso Benetti, habita a Residência de Artistas com três propostas de trabalho que cruzam, de modos diferentes e inesperados, as linhas de programação da Casa de Mateus.

A abordagem experimental à edição de música gravada, enquanto convite para a ritualização da audição doméstica, proposta liderada por Rui Penha (ESMAE / INESC TEC) e Miguel Carvalhais (FBA.UP), convida-nos a uma relação pessoal com o universo da produção musical que atravessa os tempos e os repertórios e nos torna em protagonistas da nossa própria experiência de fruição.

A intervenção de Paulo Maria Rodrigues (UA / INET-md) e Filipe Lopes (ESMAD – IPP / INET-md) aborda a criação musical a partir da interação com plantas, prolongam a relação profunda da música com as paisagens de Mateus e materializam o desejo de sustentabilidade e de compreensão de uma outra relação com o ambiente, essencial a uma ideia de futuro.

Por último, o Xperimus Ensemble – Helena Marinho, Alfonso Benetti, Luís Bittencourt, Belquior Marques (UA / INET-md)) e Gilberto Bernardes (FE.UP / INESC TEC), com a participação dos compositores Ângela da Ponte (ESMAE) e Francisco Monteiro (ESE – IPP / INET-md), trabalhará a intersecção entre poesia, imagem e som (incluindo música acústica e electrónica).

No contexto cultural português, a experimentação em música é uma área escassamente estudada. O projeto Xperimus concentra-se na experimentação em música em Portugal, entre a segunda metade do séc. XX e o séc. XXI, e numa visão integrada da sua história, contextos e práticas. O projeto mistura a pesquisa arquivística com o trabalho de campo e a realização de laboratórios criativos, para abordar três vias principais de investigação: a história e os seus protagonistas, as práticas e as suas ligações com a produção de performance art; a etnografia, num esforço de mapeamento das redes, reais e virtuais, que integram o universo e, também, dos seus pressupostos teóricos e ideológicos; a criação, a intersectar as dimensões da composição e da performance, em busca de padrões de criação e práticas de comunicação e relação com os públicos.

Iniciativa do INET-md, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, da Universidade de Aveiro. Projeto co-financiado pela União Europeia, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, FEDER, e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

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