A carregar Eventos

António M. Feijó assinala os 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa, com a sessão “À Conversa com”, no dia 8 de junho, pelas 18h00, na Casa de Mateus, em Vila Real. O professor catedrático propõe uma viagem à intimidade de um dos mais importantes autores do Modernismo europeu.

Tem paragens e análises obrigatórias aos perfis dos seus heterónimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares. Segundo o orador “as descrições mais influentes desta multiplicidade expressiva radicam-na na impessoalidade dramática de Pessoa, que seria apenas o médium vazio por onde estas figuras passam, ou, de modo clínico, na sua constituição histérico-neurasténica”.

António M. Feijó é doutorado pela Universidade de Brown e professor catedrático do Programa em Teoria da Literatura e do Departamento em Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi Diretor da Faculdade de Letras e é, atualmente, Vice-Reitor da Universidade de Lisboa. Tem publicações sobre tópicos de literatura Inglesa, norte-americana e portuguesa. Em 2015, publicou Uma Admiração Pastoril pelo Diabo (Pessoa e Pascoaes), com a Imprensa-Nacional Casa da Moeda.

A ENTRADA É LIVRE, mas sugere-se a inscrição prévia através do seguinte formulário, aqui.

 

Esta sessão insere-se na iniciativa “SOMOS DOURO“, promovida pela CCDR-N, a Comunidade Intermunicipal do Douro e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial no âmbito da classificação do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial. Comissariada por Anabela Mota Ribeiro, jornalista natural da região, esta ação foi desenhada para envolver a população do território num festival que inclui um fórum, conversas, roteiros, oficinas e espetáculos nos 19 concelhos do Douro.

Please follow and like us:
0